Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Trabalhador próximo a bomba de combustível desativada não faz jus ao adicional de periculosidade

Ainda que a bomba estivesse ativa, o fato de o homem trabalhar em prédio isolado por paredes descaracteriza o risco.

Publicado por Ihana Braga
há 9 anos

Funcionário que trabalha próximo a bomba de combustível e tanque de óleo desativados não tem direito a adicional de periculosidade. Assim entendeu a 1ª câmara de Direito Público do TJ/SC ao rejeitar apelo de servidor público estadual que pretendia passar a receber mensalmente o benefício.

O homem argumentou que exerce funções num prédio onde está instalado um tanque de combustíveis com capacidade para 15 mil litros, o que justificaria a concessão do adicional.

Mas o relator do processo, o desembargador Luiz Fernando Boller, observou que "o posto de abastecimento foi desativado no ano de 2005, sendo que desde 2006 a frota de caminhões passou a ser abastecida por posto de combustível vencedor de processo licitatório, afastando, assim, a possibilidade de risco à integridade física do postulante". Ao negar o direito à percepção da gratificação, Boller destacou que, mesmo que a bomba e o tanque estivessem em funcionamento, o isolamento do ambiente de trabalho por paredes de tijolos descaracteriza o alegado risco, dada a barreira física criada entre o servidor, a bomba e o tanque de combustíveis próximos.

Fonte: Migalhas

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações20
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações362
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-proximo-a-bomba-de-combustivel-desativada-nao-faz-jus-ao-adicional-de-periculosidade/217848901

Informações relacionadas

Jus Petições, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Contrato de Mútuo

Manifestação - TRT04 - Ação Adicional de Periculosidade - Atsum - contra Dalsoto - Comercio de Material Eletrico e Seguranca e Ipiranga Produtos de Petroleo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)